quinta-feira, 13 de março de 2008

Demência Colateral! (Gamanço)

Vinha eu esta manhã… todo lampeirinho para apanhar o tren… e a magicar o que me apetecia enfardar ao almoço (sim!!... que as coisas realmente importantes de um gajo… têm de ser planeadas com tempo!!) looooool… quando sou literalmente barrado… pelo (tal) ensonado que distribui pasquins… com um dos espécimes noticiosos na mão… ao qual… pelo olhar desesperado que me lançou… me senti impelido (a titulo excepcional… e vez sem exemplo) a aceitar o dito!!!...
E
vai de imitar os restantes… e passar uma olhadela pelas gordas (as letras… entenda-se!) lool… e o título em destaque era… passo a citar… “Portugal é o novo alvo dos ladrões de arte”…
S
ó pode ser engano!!!...
A
rte?... em Portugal??... naaaaaaaaaa tou vendo na senhora!!... se eles vêm para cá com essa fisgada… perdem mais o que fazer!!… só se eles começarem a gamar fachadas de prédios… ou muros… ou até mesmo carruagens da CP… por causa da “arte” Graffiti!!!! looool...
P
ois… tirando algumas colecções privadas (e deve ser por pouco tempo)… ainda mantidas em território tuga… ou numa ou noutra fundação (suspeita!!)… que tenha meia dúzia de obras importantes… estamos mais espoliados… que a grande pirâmide de Gizzé!… nem a nossa arte sacra escapou!!!... que as nossas igrejas têm sido mais depenadas que galinha em aviário!!...
M
as eles (os ladrões)… que não desesperem!!!... arte… népia!!... já “artistas”… temos nós com fartura!!!... ele é cada um melhor que o outro!!!… só políticos… há-os para todos os gostos!!!... esses… podem leva-los a todos… nós até agradece-mos!…
E
stá bem… não são assim grande espingarda!!... mas ainda devem render uns cobres!... meia dúzia deles até se podem aproveitar… sei lá!!... o meu amigo (eu tantas vezes digo isto… que o homem… um dia destes acredita… e aparece-me para jantar! loooooooool)… João Jardim… dava uma confortável poltrona… daquelas rocambolescas… ao estilo colonial!...
O
Paulo Portas… dava um lindo baú… daqueles que dá para “meter tudo lá dentro!!” looool…
O
Marques Mendes… dava um belíssimo puff… daqueles rasteirinhos… para descansar os chispes!!! looooool…
A
Ferreira Leite… dava um elegante cabide de pé alto… sim! sim!... eu sei… é feia que nem a parte da frente de um desastre de automotoras… mas como é para tapar com os casacos… também não faz mal!!! loool…
O
Paulo Pedroso… serve muito bem para porta piaçaba… mais javardolas do que é… já não fica!!...
E
o Sócrates… como esfergona… era sempre a aviar!… com a ligeireza com que ele “limpou” o pessoal!!!... qual viledas qual carapuça!!...
M
as isso era sonhar alto… que os larários… é que não são parvos!! (onde é que eu já ouvi isto?) looooool…
… até amanhã!!

1 comentário: